O banco de dados do Google para o espectro rural americano

O uso do espaço em branco do espectro pode ser a nova tendência. Trata-se de um espectro subutilizado em TV, mas que poderia ser uma tábua de salvação para o serviço de internet em alta velocidade. A FCC votou para que essas ondas de espectro fossem abertas para serviços sem fio não licenciados em 2008, mas pouco aconteceu desde então. Agora chegou o momento que o Google e outros talvez possam pavimentar o caminho para levar internet em alta velocidade para as áreas rurais, algo que não conseguirão de outra maneira.

Espaço livre de baixafrequência na banda de TV tem características únicas, eles podem se propagar mais longe do que o Wi-Fi e são melhores quando passam por morros ou áreas de densa vegetação. A banda larga que passa por esse espectro pode chegar a 16 Mb/s na estação base, mas os usuários da rede podem receber até 4 MB/s. Hoje as banda largas com alta velocidade fazem isso soar como nada, mas já é o bastante para áreas rurais legadas ao dial-up porque as casas são tão afastadas uma das outras que não vale a pena para as empresas construirem banda larga para essas edificações.
O Google entrou no jogo e desenvolveu o banco de dados “TV white-space” (TVWS), mostrando todos os canais vazios em determinadas áreas. Existe muita coisa para analisar e o TVWS tem a intenção de tornar a tarefa mais fácil. Aparelhos registrados para o uso do espectro serão capazes de usar o banco de dados para determinar automaticamente em quais frequências podem transmitir. Os aparelhos sem fio enviam informações criptografadas sobre a localidade para o banco de dados e recebem de volta os resultados sobre qual porção do espectro funciona melhor.

Os dados podem ser acessados no endereço: https://www.google.org/spectrum/whitespace/channel/index.html
Enquanto o Google trabalha para lançar fibra de alta velocidade em novas áreas, também mantém um olho no outro lado do espectro, com foco nas áreas rurais, que não podem ser desenvolvidas financeiramente para a banda larga, mas podem utilizar outras porções do espectro.
 Adaptado de http://broadcastengineering.com/blog/next-wave-google-s-tvws-helps-whitespace-broadband-advance
Ministério das Comunicações publica Decreto n° 8.061 que altera o Decreto nº 5.820, de 29 de junho de 2006, e dá outras providências..
documento
WordPress Appliance - Powered by TurnKey Linux