A FUNDADORA DA
MG CONSULTORES

MARIA GORETTI ROMEIRO é proprietária da MG Consultores, empresa especializada em projetos e regulatório de Radiodifusão (TV e Rádio), licenciamento de estações, elaboração de propostas de editais de licitação para novas outorgas de FM e Televisão, prestando serviços em todo território nacional.

É formada em Engenheira Elétrica, com ênfase em Telecomunicações, pelo INATEL – Instituto Nacional de Telecomunicações e pós-graduada em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas São Paulo.

Sua carreira na área de Radiodifusão se iniciou em 1983, iniciando como estagiária e chegando ao cargo de Gerente de Projetos no SBT – Sistema Brasileiro de Televisão, onde permaneceu por 20 anos, até 2003.

Já no segundo dia de trabalho como Engenheira, foi designada para representar a emissora na reunião no Dentel em São Paulo, com as demais redes de televisão do estado, a fim de participar da elaboração do Plano Básico do Estado de São Paulo, publicado em 1984.

Em sua carreira no setor de Radiodifusão enfrentou muitos desafios devido a limitação do espectro de radiofrequência. Sempre focada em resultados e visionária, antecedia frequentemente as alterações regulatórias, a fim de viabilizar situações de interesse do setor.

Inicialmente, seu maior desafio foi a expansão do SBT no estado de São Paulo, onde as emissoras queriam nos maiores municípios canais na faixa de VHF. Tanto que, em São José do Rio Preto o SBT operava precariamente em VHF, canal 11, quando a Rede Vida ganhou a concessão de televisão do referido canal, teve que negociar com a TV Record a mudança do canal 8 para o 7, assim o SBT viabilizou e obteve a outorga do canal 9. Na época a autorização era concedida para a entidade que viabilizasse o canal.

Participou também do projeto inovador da decalagem precisa, que buscava viabilizar o canal 8 em Campinas – SP, cocanal, com o canal 8 de Limeira, de outra emissora. Foram importados 2 transmissores da Thomson para operação sincronizada.

Sempre atuou no grupo de trabalho do Ministério das Comunicações e depois também da Anatel, contribuindo para reformular a legislação em função da necessidade do setor. Com o surgimento de várias emissoras do SBT no estado de São Paulo, contribuiu bastante para regulamentar e tornar possível a Alteração de Geradora Cedente de Programação, dos canais já outorgados para outras emissoras.

Paralelamente à sua carreira como Engenheira dentro do SBT, se iniciou em 1994 no empreendedorismo como consultora e sócia da Perfil Consultoria e Projetos de Radiodifusão, onde até o ano 2000 assessorou variados projetos, dentre eles o remanejamento das estações repetidoras de televisão no estado de São Paulo, que operava na faixa de frequência da telefonia celular, canais de 60 a 83, em parceria com a Linear Equipamentos Eletrônicos, que forneceu e desenvolveu equipamentos na faixa de 3,5 GHz para o projeto, faixa de frequência regulamentada pelo Ministério das Comunicações.

Ao deixar o SBT e a Perfil Consultoria em 2002, tornou–se dona do próprio negócio, com a MG Consultores, especializada em projetos de radiodifusão e telecomunicações, atuando desde então em Projetos e licenciamento de estações de TV , RTV e FM em todo território nacional.

Complementarmente participa também de Grupos de Trabalhos do Ministério das Comunicações, da ANATEL e do Grupo de Espectro da SET, que propicia a constante atualização do regulatório mais relevante sobre a área de radiodifusão no Brasil, incluindo planejamento da canalização da TV Digital, canal de reuso, canal de rede, etc.